sábado, 24 de maio de 2008

Cruzeiro quer melhorar rendimento ofensivo no Brasileiro


Melhor ataque do Campeonato Brasileiro de 2007, com 73 gols marcados em 38 jogos, o que representa 1,92 por partida, o Cruzeiro começou a competição deste ano com um aproveitamento ofensivo ligeiramente inferior. Nas duas primeiras rodadas a equipe celeste, que alcançou 100% de aproveitamento, balançou as redes adversárias três vezes (1,5 por jogo).

Comparando-se o aproveitamento nas duas rodadas iniciais deste ano, em relação à competição passada, no entanto, o Cruzeiro está um pouco melhor. Em 2007, o time celeste balançou as redes adversárias duas vezes, nos seus dois primeiros jogos, ambas no empate em 2 a 2 com o Fluminense, no Rio, na estréia. Na segunda partida, a equipe cruzeirense foi batida por 3 a 0 pelo Corinthians, no Mineirão.

Este ano, o Cruzeiro venceu seus dois compromissos iniciais: 2 a 0 sobre o Vitória, em Salvador, na estréia, e 1 a 0 diante do Botafogo, no Mineirão. Dessa forma, o time do técnico Adilson Batista soma seis pontos ganhos, com três gols a favor e nenhum sofrido.

Os jogadores do Cruzeiro consideram que nos dois jogos disputados a equipe esteve bem do ponto de vista ofensivo, criando uma série de oportunidades, nem todas transformadas em gols.

"O importante é criar, lógico que se tivermos mais um pouco de rapidez, atenção na hora de finalizar, pela qualidade que nossos jogadores têm vamos conseguir fazer os gols", afirmou o goleiro Fábio. "Temos qualidade, estamos criando as oportunidades e é importante aproveita-las porque a tendência é que os jogos fiquem mais difíceis e as oportunidades aparecerem menos", acrescentou.

O lateral-esquerdo Jadílson considera natural que em alguns jogos as chances não sejam aproveitadas. "Vai ter jogo que vamos criar cinco oportunidades e vamos ganhar por 5 a 0. Isso é normal, mas temos que seguir fazendo a nossa parte, treinando as finalizações para vencer os jogos", ressaltou.

Para melhorar o aproveitamento ofensivo do Cruzeiro, o técnico Adilson Batista trabalhou forte, nos últimos dias, as conclusões a gol. "Estamos trabalhando finalizações para que a gente não venha pecar mais nesse aspecto", confirmou o volante Ramires, que desperdiçou ótima chance na vitória sobre o Botafogo, quando chutou a bola para fora, em um lance, sem goleiro.

Mas o treinador avalia a eficiência do setor ofensivo apenas pelos gols marcados. Ele cita o exemplo do jovem atacante Guilherme, que não tinha o hábito de voltar para ajudar na marcação, mas vem fazendo isso com freqüência. "Hoje, o Guilherme rouba muitas bolas e ele funciona corretamente", afirmou.

0 Comments: